Simpósio Internacional Livros e Universidades (5 a 8 de novembro de 2012)

O Simpósio Internacional Livros e Universidades insere-se no quadro de celebrações dos 50 Anos da Edusp. Ele tem por objeto a edição universitária no Brasil e no Mundo, ou seja, apresenta-se como um Fórum de debates e trocas de experiências entre profissionais do livro, em particular, editores universitários das principais instituições internacionais e brasileiras.

Dada a abrangência da temática “Livros e Universidades”, o Simpósio está aberto para outros profissionais comprometidos com a prática editorial, a saber, pesquisadores, bibliotecários e educadores. Trata-se, em suma, de reunir figuras expressivas nos principais campos de atuação que tocam o universo editorial e acadêmico, cujos trabalhos têm contribuído para o conhecimento do livro no passado, no presente e no futuro, considerando a emergência de novos suportes, logo, de novas estratégias de produção editorial e formação do público leitor.

Com base nessas premissas, cabe perguntar: qual o papel do editor universitário nos dias de hoje? Quais os desafios enfrentados nas principais instituições nacionais e estrangeiras? Em que medida diferentes experiências convergem em objetivos comuns de troca e cooperação entre essas instituições? As editoras universitárias estão preparadas para enfrentar a concorrência dos novos suportes (tablets, e-books, internet, bibliotecas digitais etc.) e de novas editoras que disputam seus principais autores no mercado?

Acredita-se que o lugar de destaque alcançado pela Edusp ao fim desses 50 Anos de atuação se deve à busca permanente de diálogo com suas congêneres, senão, por sua posição de vanguarda no mercado nacional. Questionar suas ações e colocá-la lado a lado com as editoras universitárias mais renomadas no mercado internacional, refletindo, ao mesmo tempo, sobre a especificidade do livro universitário se apresenta como uma estratégia importante para se pensar os próximos 50 anos.

Profa. Dra. Marisa Midori Deaecto
Curadora do Simpósio